filhadoreiRaquel não conhece o pai. Sua mãe vive dizendo que ela é filha de um rei maravilhoso, que faz todas as vontades dela - só que de longe.

Mas chega um dia em que Raquel tem vontade de conhecer esse rei de verdade. Já que ele pode tudo, quem sabe não ajuda nas contas do mês? Ou compra o remédio de que a mãe está precisando? Ou, até, topa ser um pai normal por algum tempo?

Ilustrações de Mariana Massarani
56 páginas
Edições SM

ilhadotesouroAutor: Robert Louis Stevenson
Adaptação de Telma Guimarães
Ilustrações de Rogério Soud
96 páginas
Escala Educacional

coracaoUma família numerosa é sinônimo de muitas histórias, "artes" e traquinagens.

Tios, tias, avós, bisavós, irmãos, pais...todos têm seu lugar no nosso coração, e ainda sobra espaço para os peixinhos, os cachorros, o gato do vizinho, os brinquedos, a casa antiga, a escola.

Coração tem porta, sim. Às vezes ela se fecha, defende, esconde; em outras, revela as lembranças que a gente carrega conosco o tempo todo.

ilustrações de Cláudia Scatamacchia
88 páginas
Editora Saraiva

agendapoeticaUma adolescente "quase básica, quase normal", "meio das verdades, meio das vontades, meio patricinha". Cecília expõe seus sentimentos e seu dia-a-dia em sua agenda, uma confidente.

Tudo é escrito de forma poética: seus escritos, sempre denunciadores de um estado de espírito, brincam com as palavras e os sons. Mediante os poemas, a personalidade de Cecília vai se revelando pouco a pouco para o leitor.

ilustrações de Marcos e Marcelo Guilherme
80 páginas
Editora Scipione

huckleberryfinnHuckleberry Finn é um garoto cheio de coragem que desce o rio Mississippi em busca de aventuras. A bordo de uma balsa, juntamente com o ex-escravo e amigo Jim, Huck encontra muitas pessoas excêntricas e realiza façanhas de tirar o fôlego.

Mark Twain
Adaptação de Telma Guimarães da tradução original de Monteiro Lobato

Ilustrações de Fernanda Youssef
64 páginas
Companhia Editora Nacional

redeMalu está convencida de que não tem afinidade com seu namorado Marcos, e então aceita a sugestão da amiga Monique: procurar um relacionamento novo num site da Internet destinado a promover encontros, o Todo o Mundo Junto.

Ela acaba se interessando por um rapaz de sua cidade, com quem inicia correspondência sob o pseudônimo de Coração Solitário. Uma série de suspeitas faz com que Malu suspeite que o rapaz seja o namorado de Monique, sua melhor amiga. Então, no dia marcado, ela se arma de coragem para descobrir quem é o Desesperado...

Ilustrações de Kipper
92 páginas
Atual Editora

hamletHamlet era um príncipe sonhador e impulsivo. Logo após a morte de seu pai, o rei da Dinamarca, a rainha Gertrudes se casou com Cláudio, irmão do falecido monarca. O príncipe encontrou então o fantasma de seu pai, que lhe fez terríveis revelações.

adaptação da obra de William Shakespeare
ilustrações de Laura Beatriz
48 páginas
Editora Scipione

infanciaEli e Edi, crianças que trabalham nos laranjais o dia inteiro, têm um sonho: ir para a escola.

Para realizá-lo, os dois se esforçam e lançam mão de todos os recursos. Não é fácil. O pouco dinheiro que ganham com a 'panha' da laranja fará falta no dia-a-dia da família muito pobre. Aqueles que exploram o trabalho deles e de outras crianças nos laranjais não querem nem ouvir falar em escola. Muitos de seus amigos desanimam e afirmam que nenhum deles porá os pés numa escola.

O que fazer? Como continuar trabalhando e ir para a escola? Será possível? Será que eles conseguirão?

Co-autoria: Júlio Emílio Bráz
Ilustrações de Maurício Negro
96 páginas
Editora FTD

omeuavoeeuJoaquim tem uma casa, um lugar chamado Mansão Ismael. Corpo de velho, cabeça de jovem, coração de menino... Ou seria tudo ao contrário ? Joaquim é avô de Guilherme. Tem um amigo chamado Horácio e muitos outros amigos na instituição onde mora.

Seu neto não se esquece dele. "Querido avô... No fim de semana que você tiver livre, vamos passear. Se você quiser conhecer o meu canto, pode. Se visse o meu quarto... Bagunça doida, vô. Generalizada."

Afonso, o filho caçula, brigou com Joaquim. A outra filha mora nos Estados Unidos. Fica um tempão sem aparecer.

Joaquim leva a vida numa boa. Mas ele sente saudade de... Espere um pouco: isso é segredo bem guardado!

Ilustrações de Odilon Moraes
57 páginas
Editora FTD

meusvizinhosVanessa e Fernanda são duas amigas que moram em cidades diferentes e costumam se corresponder por e-mail. Com a desocupação da casa vizinha, onde antes Fernanda morava, uma família se muda para lá, merecendo a atenção exagerada de Vanessa.

Bastante imaginativa e observadora, a garota cisma com os novos moradores, acreditando que se trata de uma família de vampiros. Em seus e-mails, Vanessa vai relatando para Fernanda tudo o que acontece na antiga casa da amiga. No final, quando o mistério se desfaz, uma surpresa aguarda o leitor!

Ilustrações Jean-Claude Alphen
38 páginas
Editora Positivo
Coleção Pé ante Pé

seboQuer dizer então que sebo, além daquela gordurinha da carne, também pode ser uma loja de livros antigos ou usados, empilhados em prateleiras ou estantes, atrás das quais se ouvem conspirações criminosas? E que não é só freqüentada por velhos em busca de raridades, mas também por estudantes sem dinheiro para comprar livros caros?

Felipe, que faz cursinho e procura um emprego de meio período, não esperava que uma loja de aparência tão antiquada abrigasse a fonte de tantos mistérios e tanta movimentação em tão pouco tempo.

ilustrações de Novaes
81 páginas
Atual Editora

momentoA excursão à Mata Atlântica deveria ser apenas um passeio educativo, uma chance para os alunos da 7a. B estudarem a natureza "ao vivo"...O professor de geografia preparou-se até para enjôo e dor de cabeça, mas nunca imaginou as aventuras em que ele e seus alunos iriam envolver-se naquele sábado, nem como sairiam daquela situação. O final da história, você decide!

ilustrações de Cecília Iwashita
120 páginas
Editora Scipione

acreditobrancoO índio Macauoân vive com seus pais, em sua aldeia, na época da chegada dos portugueses ao Brasil.

Ele testemunha a chegada dos viajantes, que oferecem presentes e convidam os índios a conhecer as caravelas.

Da adolescência à sua velhice, Macauoân será personagem de diversas etapas da aculturação do índio pelo homem branco, assistindo a várias barbaridades cometidas contra os índios, como por exemplo, a escravidão, o castigo, o estupro de mulheres, o extermínio.

ilustrações de Jaime Leão
88 páginas
Editora Scipione


rebeccaRebeca está inconformada com sua nova professora. Enquanto ela resolve fazer de tudo para não gostar da senhora de cabelos vermelhos, você se diverte com o dia-a-dia dessa irrequieta garota de nove anos, sua família, seus amigos e o caderno de perguntas!

ilustrações de Ubiratan
65 páginas, Atual Editora


ocaodbaskerNo pântano próximo à mansão dos Baskervilles, um cão sobrenatural espalha terror e morte. Alucinação coletiva? Maldição? ou um monstro de verdade surge das profundezas da noite?
Uma série de mistérios ronda o lugar. O detetive Sherlock Holmes e seu fiel ajudante, o doutor Watson, enfrentam o desafio de esclarecer esse enigma em condições aterradoras.
de Arthur Conan Doyle
Adaptação de Telma Guimarães C. Andrade
Ilustrações de Cássio Lima
96 páginas
Série Reencontros
Editora Scipione

estatuaSerá que dona Branquispuma se enganou ao pensar que herdara um chalé da querida dona Mili? Para responder a essa pergunta, dois garotos, Minhanossa e Olhovivo, tiveram que percorrer muito chão...desde o ateliê de Domingos Noparque, passando pelo Vão do Mapa, até o poderoso navio do comandante Jim O'Saur. Não perca esta divertida --e agitada -- aventura.

ilustrações de Adriana Leão
capa: Mariana Massarini
72 páginas
Atual Editora

condemcristoDepois de ser promovido a capitão do navio Faraó, quando estava prestes a se casar com sua noiva Mercedes, o jovem Edmond Dantés viu seu destino mudar completamente.
Vítima de uma rede de intrigas, que ocasionou sua injusta prisão no Castelo de If, ele perdeu tudo. Porém, durante os anos em que esteve preso, ele se preparou para voltar e fazer justiça.

Ilustrações de Cecília Iwashita 
48 páginas
Editora Scipione

diariopedroPedro é como todo adolescente: inquieto e questionador. Colocando sua vida nas páginas de um diário, ele relata seu dia-a-dia cheio de novidades, dúvidas e sonhos. Pedro fala de namoro e de seu corpo, que se transforma rapidamente. No meio de tanta agitação, ele descobre o prazer de viver e curtir a vida.

ilustrações de Roberto Negreiros
80 páginas
Atual Editoradiario_secreto_pedro


enigmacidadeperdida

Os irmãos Tiago e Luís estão se mudando para um sítio. Além de ser a nova casa da família, este lugar é o cenário onde se inicia uma intrigante história.

Tudo começa quando um empregado recém-contratado fala sobre os boatos de uma cidade perdida. A partir daí, na companhia do experiente amigo Bartolomeu e com o apoio de vó Janda, os irmãos começam uma busca empolgada e cheia de mistérios por uma estranha civilização.

Ao decifrarem o enigma, muitos mistérios ainda permanecem. É possível viver sem a modernidade das cidades? Por que uma sociedade renunciaria a tudo o que a humanidade já conquistou? A única certeza é que nem todos os enigmas são fáceis de solucionar....

De Celso Antunes & Telma Guimarães
Ilustrado por Roberto Weigand
Editora do Brasil, Coleção Tempo de Literatura, 120 páginas.

homasferA França estava sob o reinado de Luís XIV, um monarca vaidoso e autoritário. Aramis, ex-mosqueteiro do rei Luís XIII, pretendia livrar o país da tirania do herdeiro do trono. Ajudado por seu amigo Porthos, ele planejou a substituição de Luís XIV por Felipe, seu irmão gêmeo. Entretanto, Fouquet, súdito leal ao rei, e D´Artagnan, capitão dos mosqueteiros, tentariam impedir o sucesso do plano.

de Alexandre Dumas
Adaptação de Telma Guimarães C. Andrade
Ilustrações de Félix Reiners
87 páginas
Série Reencontros
Editora Scipione

avarentoDurante toda a sua vida adulta, o avarento Sr. Scrooge detestou o Natal e o comportamento das pessoas nessa época do ano. Agora é novamente véspera de Natal e ele se prepara para "comemorar" a data à sua maneira: mal-humorado e sozinho. Mas fatos estranhos lhe mostram que talvez esteja na hora de ele dar uma oportunidade ao espírito de Natal - antes que seja tarde demais...

Ilustrações de Renato Arlen
87 páginas
Série Reencontro
Editora Scipione

principeO PRÍNCIPE E O MENDIGO

de Mark Twain, Adaptação de Telma Guimarães

Tom Canty e Edward Tudor nasceram no mesmo dia e na mesma cidade, Londres. Além do mais, eram muito aprecidos fisicamente. Fora isso, não havia nada de semelhante entre eles: Tom era filho de um ladrão e de uma mendiga; Edward, do rei da Inglaterra. Mesmo assim, os dois trocam de identidade e vivem incríveis peripécias, até descobrirem que não seria tão fácil acabar com a farsa.


Ilustrações de Hare Lanz
63 páginas
Coleção Primeiros Clássicos
IBEP

chantiliJúlio Matozinho é um garoto que pretende ser detetive.

Mas o destino não pode esperar que ele cresça, e logo o primeiro desafio aparece: um caso de desaparecimento.

Chantili, o desaparecido, é um coelho branco que divide seus dias entre as casa de seus dois donos, os amigos Júlio e Zeca...E que, de repente, some, dando início a uma série de peripécias engraçadas.

ilustrações de Cláudia Jussan
72 páginas
Formato Editorial

olivertwistOLIVER TWIST
de Charles Dickens,  Adaptação de Telma Guimarães

Com um bom coração, mas muitas vezes ingênuo, Oliver Twist é um garoto pobre e órfão. usado em roubos, maltratado e humilhado, Oliver é alvo fácil dos bandidos do submundo londrino, onde vive. No entanto, com a ajuda do destino e de algumas boas pessoas, a sorte do menino pode mudar!

Ilustrações de Maurício Veneza
72 páginas
Coleção Primeiros Clássicos
IBEP

pedroritaUm grupo de adolescentes está passando férias num acampamento, onde rola muita história e brincadeira. Todos eles estão em busca de si mesmos e do outro, inclusive Rita e Pedro.

É um momento de descobertas e de perplexidade, quando aparece mais marcante a diferença de abordagem entre os dois sexos. Estão se conhecendo e autoconhecendo. Crescendo e vivendo com intensidade.

ilustrações de Roberto Negreiros
88 páginas
Atual Editora

pollyannaPollyanna cresceu, conheceu novas pessoas e novos lugares, e até vivenciou o seu primeiro amor. Mas a sua curiosidade e o seu infalível “Jogo do Contente” não mudaram, continuando a transformar a vida das pessoas a seu redor.

48 páginas
Companhia Editora Nacional

qvaicozinhaFernando não tinha o que fazer. Ia levar os seis sobrinhos mais dois agregados para a praia. De quebra, uma amiga das irmãs - provavelmente uma "coroa" - pintaria no pedaço para dar uma mãozinha.

Quando chegaram na praia, surpresas e mais surpresas: baratas, casa despencando, a cozinheira deu "cano" e nenhum dos sobrinhos sabia cozinhar. Espera lá... Luana e Pudim sabiam! Macarrão da tia, torta de banana preguiçosa, carne louca.

Uma aposta anos atrás, Lucíola (o mundo dá mesmo muitas voltas, não é?)... um luau, um cassino clandestino no vizinho, um fubá, um caso de polícia. Quem diria que aquelas férias seriam tão movimentadas?

IQulustrações de Ricardo Dantas
134 páginas
Editora FTD

redacao2"Minhas férias de julho". Ao pedir a seus alunos uma redação com tema tão inocente, a professora Rosemeire não contava receber de volta tantos segredos importantes. Principalmente segredos perigosos, que colocassem em risco sua própria vida.

ilustrações de Roberto Negreiros
89 páginas
Atual Editora

redacao1Com essa a professora Rosemeire não contava. Durante um concurso de redações sobre o problema da fome, intrigada com as denúncias de uma aluna, ela resolve fazer uma investigação e, sem querer, acaba diante de um forte esquema federal de corrupção e tráfico de influência.

ilustrações de Roberto Negreiros
102 páginas
Atual Editora


ritacrescendoNo dia-a-dia de Rita tem de tudo: um irmão chato que ela adora, um pai e uma mãe às vezes legais, outras não, amigos, namorados, a escola...E é no registro desse dia-a-dia que a gente pode ver Rita: sendo feliz, sofrendo, errando, acertando, aprendendo. Crescendo.

ilustrações de Alcy
59 páginas
Atual Editora

ritadoceEste livro revela uma personagem que provavelmente o leitor já viu por aí. Versátil, espontânea, batalhadora e cheia de personalidade: essa é Rita, a adolescente que registra as suas aventuras e desventuras num diário. Ciúme de namorado, vontade de ser independente, dúvida na escolha da carreira --quem não tem? Rita não foge à regra: é só ler o diário e conferir.

ilustrações de Alcy
88 páginas
Atual Editora

romeuSeu apelido ou "nickname" é Metallica e ele é viciado em computador. Principalmente na Internet. Ainda mais em salas de bate-papo. Fica muito louco quando está no pique e alguém pega o telefone e desconecta tudo. A mãe não consegue entender que essas trocas de e-mail e mais esses bate-papos fazem um bem enorme.

"Cultura informatizada, mãe. Papo de net, netfriends, essas coisas."

Se você é chegado num bate-papo, pode ser que acabe encontrando o Metallica. Mas cuidado! Esse cara se mete em cada rolo virtual! Ah, e se quiser mandar um e-mail para romeu@julieta,com.br. experimente!

Ilustrações de Caio Ferrari
80 páginas
Editora Saraiva

segredosagendaSíntia -- com "S" -- vai passar as férias em Bananeiras. No princípio, tudo parece um castigo.

Agüentar aquele sotaque carregado, a moda country, tanto primo que ela não consegue decorar o nome de todos e, ainda por cima, um avô e uma avó que cismam de chamá-la de Nenê. Logo ela, patricinha de cidade grande, especialista em shoppings e azarações...

O que Síntia não imaginava é que teria muito para descobrir da vida em bananeiras. Principalmente depois que conhece um típico morador, daqueles que usam botas de montaria, adoram música country e que "é lindo de matar!"

Ilustrações de Marcos Guilherme
96 páginas
Quinteto Editorial

toninhoToninho é um cachorro mestiço muito feliz. Seus donos - mami, papi, mano e maninha -, adoram brincar com ele e o enchem de carinho. Toninho possui bolinhas para brincar, cobertor de sapinho, uma piscina para nadar e muitos outros mimos.

Sua vida corria muito bem, cheia de descobertas pelo quintal da casa onde mora. Até que, um dia, aconteceu uma coisa muito complicada: Toninho saiu atrás de umas lindas cadelas de rua e começou a chover. A chuva lavou seu rastro e ele se perdeu. Toninho começou então uma nova vida, cheia de aventuras e peripécias com seus novos amigos: os cães de rua.

Se você gosta de cachorros, vai amar essa história e rir a valer! Se ainda não caiu de amores por um cãozinho, vai mudar de idéia! E se tornar um “cachorreiro” como eu!

lustrações de Ricardo Costa
72 páginas
Coleção Mindinho e seu vizinho
Atual Editora

tresmisteriosEsse livro faz parte da coleção Três por três que, partindo de um único eixo temático, reúne em um só volume, dois clássicos universais -- adaptados de maneira envolvente e criativa por um autor contemporâneo brasileiro --, que dialogam com um texto inédito desse mesmo autor.

Uma moderna família norte-americana compra uma mansão na Inglaterra, adquirindo assim, o fantasma que a assombra há trezentos anos...
Dois irmãos corsos, gêmeos idênticos, são dotados de um estranho "privilégio": às vésperas de grandes acontecimentos, são "visitados" por arentes mortos...
A garota Lena recebe uma herança incomum da avó falecida: o dom dos sonhos premonitórios, que acaba por guiá-la na solução de um misterioso caso...

A obra é composta pela adaptação dos clássicos "O fantasma de Canterville", de Oscar Wilde, e "Os irmãos corsos", de Alexandre Dumas, além do inédito "Sonhos perigosos", de Telma Guimarães. São três histórias que vão deixar os leitores de cabelos em pé!

Ilustrações de Lelis
117 Páginas
Atual Editora

 

tristaoeisoldaO bravo Tristão de Leonis venceu o gigante Morholt, matou uma fera terível e conquistou a princesa Isolda dos Cabelos Dourados para o rei Marcos da Cornualha, a quem devia fidelidade de súdito e sobrinho. Mas uma grande ironia do destino fez com que Tristão e Isolda se apaixonassem perdidamente.


72 páginas
ilustrações de Jô Oliveira
Editora Scipione

umamoremparisViver um amor em Paris é o sonho de todo romântico. E quando  essa  Paris está localizada no Brasil, tudo fica bem mais fácil.

O que nunca é simples é o amor... A Paris brasileira tem seu Arco do Triunfo, sua Torre Eifel, seu rio Senna... e a história de amor contada no livro tem desencontros, muitas cartas apaixonadas, segredos, grandes viradas, surpresas e descobertas. Falta algum ingrediente para uma grande paixão?

Ilustrações de César Landucci
95 páginas
Quinteto Editorial

vivergrandeamorTânia tem catorze anos e descobre um dia um bilhete antigo, da época da juventude de sua mãe, dona Lurdinha. Por coincidência, dias depois a jovem acha um bilhete embaixo de sua carteira, na escola. Nele só estava escrito: "Quem senta aqui?" Tânia resolve entrar nesse jogo e, a partir daí, começa a história de um grande, grande amor.

ilustrações de Paulo Tenente
70 páginas
Editora Scipione